20 de abril de 2014
Últimas Notícias
Capa / Sociedade / Como mudar de nome?

Como mudar de nome?

No passado era comum os pais colocarem nomes bem estranhos em seus filhos. Isso pode trazer constrangimento para a pessoa. Mas é possível mudar de nome? Como posso mudar meu nome?

Sim. Isso é possível. Mesmo que você não possua um nome estranho e mesmo assim deseja mudar ou adicionar um sobrenome que você gosta, é possível trocar o nome. O nome mais correto deste processo é retificação de registro.

A retificação de registro é um procedimento no qual a pessoa solicita que algum dado constante de seu nome seja alterado, por estar equivocado.

Quando se tratar de erro de grafia ou erro evidente (que pode ser facilmente percebido pela análise de documentos), o procedimento pode ser feito diretamente no cartório, pela pessoa interessada, sem necessidade de estar assistida por advogado.

Se a retificação do nome envolver outros elementos que não o erro de grafia ou o erro evidente, a incoerência somente poderá ser corrigida por processo judicial, com a presença obrigatória do advogado.

Verificado o erro, a pessoa poderá comparecer, a qualquer momento, em cartório, e fazer o requerimento para sua correção. A pessoa deverá pedir a retificação do nome direto no cartório em que o assento se encontre ou, então, deverá mover processo judicial.

Noticias Populares

Sobre Noticias Populares

3 comentários

  1. Oi, meu nome é Célia, nunca gostei do meu nome, pois é um nome antigo, só pessoas com mais idade o tem e eu por ser jovem fico constrangida com isso, quando alguém me chama no meio de tanta gente que nao me conhece fico envergonhada e pensando como eu podia ter um nome de jovem. Preciso da ajuda de vcs, sobre como posso dar andamento, e tambem se puderem me fornecer um site onde posso entrar em contato com pessoas que ajdem nesse caso. Na verdade, quero mudar meu nome para ficar quase na mesma pronúncia, para Kélia ou Kely ou Kelen. Gente por favor me ajdem, se precisar até pago tambem.

  2. Na verdade, este é um assunto bem polêmico a ser tratado. Afinal, trocar o nome de noite para o dia pode acarretar algumas dores de cabeça: como novos documentos, diplomas que deverão ser atualizados para o novo nome, etc.

    Contudo, há um problema enorme quando se tem nomes extremamente esquisitos. Isso também pode afetar o desenvolvimento do indivíduo. É um com conteúdo artigo valioso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>