No passado era comum os pais colocarem nomes bem estranhos em seus filhos. Isso pode trazer constrangimento para a pessoa. Mas é possível mudar de nome? Como posso mudar meu nome?

Sim. Isso é possível. Mesmo que você não possua um nome estranho e mesmo assim deseja mudar ou adicionar um sobrenome que você gosta, é possível trocar o nome. O nome mais correto deste processo é retificação de registro.

A retificação de registro é um procedimento no qual a pessoa solicita que algum dado constante de seu nome seja alterado, por estar equivocado.

Quando se tratar de erro de grafia ou erro evidente (que pode ser facilmente percebido pela análise de documentos), o procedimento pode ser feito diretamente no cartório, pela pessoa interessada, sem necessidade de estar assistida por advogado.

Se a retificação do nome envolver outros elementos que não o erro de grafia ou o erro evidente, a incoerência somente poderá ser corrigida por processo judicial, com a presença obrigatória do advogado.

Verificado o erro, a pessoa poderá comparecer, a qualquer momento, em cartório, e fazer o requerimento para sua correção. A pessoa deverá pedir a retificação do nome direto no cartório em que o assento se encontre ou, então, deverá mover processo judicial.

Noticias Populares