Livre do trabalho aos 40 anos de idade.

Você não precisa chegar aos 60 anos para se aposentar. Veja como se programar para se aposentar mais cedo e curtir a vida numa boa!

É difícil, mas com muita determinação dá para se aposentar mais cedo. Afinal, você não precisa ser um sessentão que acumula experiência para sair de cena, mas não têm dinheiro suficiente na conta bancária para lhe garantir tranqüilidade. Você pode fazer muito melhor. Há uma pequena minoria, seguindo na contramão disso. Trata-se de jovens que estão planejando uma retirada em grande estilo, pelo menos duas décadas mais cedo que seus pais e avós, no auge de sua performance profissional.

A meta é ambiciosa: atingir ao mesmo tempo, aos 40 anos (ou seja, 25 anos antes da idade prevista por lei), o sucesso profissional e o sonhado descanso. Para vencer essa corrida louca contra o tempo a estratégia é simples, mas nem por isso fácil: começar a poupança para a aposentadoria bem antes da hora, traçar um planejamento profissional e financeiro rigorosíssimo – e não se desviar dele nem por decreto. Ou seja, determinação é uma característica imprescindível quando o assunto é abandonar mais cedo e por vontade própria o mercado de trabalho. Por isso, você quer parar simplesmente por parar, para ficar de pernas para o ar na frente da televisão, saiba que vai ser realmente difícil ter fôlego para chegar até o fim.

Começar cedo, muito cedo

E como posso esperar um futuro tranqüilo sem muito dinheiro sobrando para investir em um plano? De acordo com especialistas, não importa muito com quanto você vai começar, o importante é criar o hábito da poupança de longo prazo. É fundamental também ter consciência de que, mesmo que faça tudo direitinho – e isso inclui investir num plano de previdência privada, ter uma boa soma na poupança, quitar a casa própria mais rápido, entre outras providências -, é bem provável que você consiga garantir uma renda mensal que não vai ultrapassar muito os 4 000 reais.

Esforço conjunto
Outro pedaço fundamental da estratégia de quem pretende se aposentar aos 40 é fazer a companheira(o), os funcionários e os amigos mais próximos entrar nessa corrida a seu favor.

E aqui vai outra pergunta: até que ponto você está disposto a abrir mão de boa parte do que seu padrão de vida pode proporcionar agora pensando no amanhã lá na frente?

Diversificar é preciso
Para conseguir juntar uma boa quantia em tão pouco tempo, é preferível ser mais conservador, mas sempre diversificar os investimentos. Quem pretende se aposentar cedo tem que aprender a lição de que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta. A vantagem de começar a guardar dinheiro ainda jovem é que o tempo sempre trabalha a seu favor. Entretanto, correr riscos só vale a pena se a pessoa tiver um perfil agressivo e estiver disposta a sentir o friozinho na barriga de um fundo de ações. Lembre-se: você é jovem, mas quer sair de cena bem antes que a maioria. Sendo assim, também tem menos tempo que a maioria para se recuperar se algo der errado. Na opinião dos especialistas, um exercício que ajuda quem quer se aposentar aos 40 é pensar no valor futuro do dinheiro antes de gastá-lo. E fazer projeções de quanto aquele valor renderia se fosse investido.

Há vida depois da aposentadoria
Mas há um ponto ainda mais crucial no caminho de quem tem como objetivo de vida a aposentadoria precoce. Como conseguir se desligar dos afazeres profissionais no ápice da sua carreira? Como sair de cena com a sensação de missão cumprida, muitos anos antes do convencional? Procurar uma atividade que lhe faça muito feliz agora, investir nela para ter sucesso mais cedo e começar a imaginar com antecedência que tipo de coisa lhe faria feliz depois, pode ser um bom caminho para driblar essa crise.

Noticias Populares